Você conhece a Vip Armários Planejados? Nosso mais novo cliente do SOL!

É com muita alegria que recebemos a Vip Armários Planejados como o nosso mais novo cliente do SOL, a sua plataforma de gestão ambiental.

A missão da Refúgio e do SOL é transformar empresas em negócios sustentáveis, e essa missão surgiu porque somos absolutamente apaixonados com processos industriais. Nossa equipe é alucinada com o processo de transformação de matérias primas, insumos em produtos finais, e por isso, resolvemos contar um pouco dos nossos clientes aqui e dos processos incríveis nos quais eles trabalham! Essa é mais uma série criada pelo blog da Refúgio para trazer um pouco mais da realidade da engenharia ambiental para você!

Como surgiu a Vip Armários Planejados?

A criação da Vip Armários Planejados tem o mesmo enredo vitorioso das empresas brasileiras que, movidas pelo sonho, garra e dedicação de seus fundadores, conseguiram vencer as adversidades e criar uma história de superação e sucesso. Na época o Sr. Renato Cunha era representante comercial de móveis planejados e depois de ralar muitos anos, batendo perna e prospectando clientes, resolveu que era hora de ter o seu próprio negócio.

Vip Armários Planejados

Começou com uma loja na cidade nova revendendo produtos de outras fábricas e assim que foi ganhando mercado, e seu espírito empreendedor se inquietando novamente, resolveu partir para uma nova empreitada, ter uma fábrica própria. Esse sonho foi ganhando vida e ficando cada vez mais completo, de uma fábrica menor, partiu para o sonho grande, mudar para o polo moveleiro de Contagem (MG), o que significava estar entre os principais players do seu setor. Esse sonho conquistado nos idos de 2006 foi construído junto com a criação do showroom no bairro Buritis, um ponto comercial que na época ainda era questionado, foi mais uma aposta que se mostrou acertada.

Hoje a empresa busca a sua consolidação no mercado mineiro de armários planejados, com a missão de se tornar nos próximos anos a referência em seu segmento de atuação, investindo, mesmo nessa época tão turbulenta, pesado em tecnologia, processos e gestão para alcançar mais essa meta.

Organização industrial de primeira linha

A organização industrial é um dos primeiros pilares para uma indústria ser bem sucedida, afinal de contas, quando a linha de produção é bem estabelecida, definida e controlada, dificilmente ocorrem-se acidentes, reduzimos significativamente a quantidade de erros e re-trabalhos e principalmente aumentamos de forma considerável a produtividade da indústria.

Desde a década de 80 que o conceito de gestão da qualidade tem sido estudado e aplicado em profundidade no Brasil, nessa época surgiram os comitês de qualidade, os grupos de qualidade total e muitos outros, todos propagando a necessidade das empresas em transformar o feeling em ciência e aplicar conceitos de eficiência organizacional.

Tais conceitos foram muito recebidos pelas indústrias de grande porte, como grandes montadores, fábricas de bebidas e outras organizações de porte e referência nacional. Mas engana-se quem acredita que isso é coisa de gigantes, a Vip Armários Planejados, tem em seu processo produtivo todas as técnicas e ferramentas de gestão industrial de uma grande indústria, inclusive com o planejamento do layout industrial para otimizar os tempos e movimentos, proposto por Taylor e ignorado por muitas gigantes da indústria nacional.

Vip Armários Planejados_Novo cliente do SOL Segundo os diretores da empresa, a criação do layout produtivo da empresa foi baseado no estudo do processo como um todo, evitando cruzamentos e facilitando a fluidez das etapas pela empresa.

As marcações foram realizadas no chão para facilitar o entendimento por todos os funcionários e cada máquina identificada. Além disso, desde o início da fabricação, cada item produzido é marcado com uma tag de identificação, e vai percorrendo o processo produtivo até chegar ao final. Assim a empresa consegue controlar a produção com precisão, permitindo o cumprimento dos prazos, garantindo a qualidade e mantendo a eficiência do processo.

Atualmente o responsável por garantir o funcionamento de todas essas peças é o Douglas Lourenço Ribeiro Cunha, diretor de produção, que entende a empresa como ninguém, pois como filho do Sr. Renato, passou por todas as áreas da empresa, antes de chegar ao atual cargo, o famoso Job Rotation das multinacionais também é uma prática da Vip Armários Planejados, o que garante que todos na empresa saibam exatamente da realidade de cada processo.

A área comercial também é comandada por um dos herdeiros do Sr. Renato, o primogênito, Rodrigo Cunha é quem está por trás das vendas da empresa, comandando uma equipe completa de vendedores, projetistas e gerente, buscando o desenvolvimento de parcerias com construtoras, ampliando a oferta de produtos para o mercado e fidelizando os clientes, em um negócio baseado em transparência e credibilidade.

Valores e princípios de negócio

A Vip Armários Planejados é uma empresa familiar de primeira geração, e como tal, os valores e princípios que norteiam o negócio ainda são muito latentes e fortes na estrutura e estratégia do negócio. A empresa se pauta na conduta ética dos negócios, com transparência responsabilidade e comprometimento. Segundo Rodrigo Cunha, a empresa tem como seu elo mais forte a criação de relacionamentos, seja com os seus funcionários, seja com os seus clientes. O diretor inspira aquela confiança dos empreendedores que entendem que apesar das empresas, os negócios são construídos e realizados por pessoas, e deposita nelas o seu principal trunfo.

O SOL e a gestão ambiental continuada

A Vip contratou a Refúgio para o desenvolvimento da gestão ambiental continuada, por meio da plataforma SOL, que explicamos aqui quando fomos selecionados pelo Inovativa 2016 como uma das empresas a ser acelerada pelo programa. Nosso método de trabalho de gestão ambiental foi apresentado aqui em 4 passos que descrevem bem como deve ser feito um processo de gestão ambiental.

Na Vip o trabalho consiste inicialmente em levantar os requisitos legais aplicáveis, ou seja verificar o atendimento as normas, leis e demais padrões ambientais que são obrigatórios, como a licença ambiental e a exigibilidade aos cadastros e declarações. Em seguida nossa equipe irá elaborar o DIGA, o Diagnóstico Inicial de Gestão Ambiental, na qual o processo da Vip Armários Planejados será estudado no detalhe, para entender as suas particularidades e traçar as ações que nortearam o caminho da sustentabilidade.

Com o SOL a equipe da Vip Armários Planejados garante um Refúgio das atribulações e incertezas ambientais que muitas vezes permeiam a vida dos empreendedores brasileiros.

Seja bem vinda!

Clique aqui e conheça mais sobre os ambientes maravilhosos projetados e criados pela Vip Armários Planejados.

Clique aqui para conhecer mais o SOL.


Voltar