Projeto Ipê desenvolvido pela faculdade Newton Paiva em parceria com a Refúgio Engenharia Ambiental

Com o intuito de recuperar uma área degradada no município de Pompéu, MG, foi criado, em 2014, um projeto de plantio de mudas na Faculdade Newton Paiva, chamado Projeto Ipê.

Idealizado pelo professor Paulo Maciel, o projeto envolve sete alunos do curso de Engenharia Ambiental que, com participação efetiva, são responsáveis por todas as etapas do projeto, desde a preparação de sementes, manejo da terra, irrigação, monitoramento do crescimento, até a separação das mudas em recipientes individuais e plantio final na área a ser recuperada.

ipe

As mudas de Ipê foram escolhidas por ser uma espécie nativa, bastante conhecida por sua variedade de cores e beleza. Porém, com o decorrer do projeto, foram introduzidas também espécies de Sibipiruna (Caesalpinia peltophoroidese) e Ipê do Serrado (Tabebuia ochracea), possibilitando aos alunos um conhecimento mais amplo a respeito de diferentes espécies arbóreas.

Além do acompanhamento das fases de plantio a proposta do grupo, que se reúne uma vez por semana, é discutir sobre os passos já executados e tirar conclusões que possam futuramente resultar em publicações conclusivas ou até mesmo pressupostos para outros projetos.

A Refúgio Engenharia Ambiental, parceira do projeto, participou dentre outros da campanha de coleta de copos descartáveis na faculdade, que posteriormente seriam utilizados como armazenamento temporário das mudas. Para tanto foi elaborado pela equipe de marketing da empresa, um folder de divulgação da campanha, que foi afixado nos corredores da faculdade.
A campanha foi um sucesso e além, de uma conscientização dos alunos em relação ao descarte de resíduos reutilizáveis, o projeto conseguiu maior visibilidade dentro da instituição.

Atualmente, o projeto encontra-se na etapa de crescimento das mudas, que foram transplantadas para os copos descartáveis coletados, permitindo assim melhor desenvolvimento das raízes.

A Refúgio acompanha o projeto de perto, auxiliando no desenvolvimento das atividades, contando com a experiência do Engenheiro Ambiental Frederico Campos Viana, pós graduado em Avaliação de Impactos Ambientais e Recuperação de Áreas Degradadas e com a estagiária e estudante de engenharia ambiental da Faculdade Newton Paiva, Thais Braga Alves.