CASOS DE SUCESSO! A reutilização de água e resíduos na empresa Samambaia Serraria de Granitos.

É com muito prazer e alegria que estreamos a nossa série Casos de Sucesso, voltada para a apresentação de estudos de casos reais em que as empresas conseguiram desenvolver técnicas, métodos e sistemas de gestão ambiental de sucesso.

Começamos a nossa série com a empresa Samambaia Serraria de Granitos, situada em Itapecerica (MG), e que nos comprova que a reutilização de água e dos resíduos gerados no processo produtivo podem se tornar aspectos fundamentais na eficiência operacional e organização industrial, resultado em diferencias competitivos da empresa.

INTRODUÇÃO

A Samambaia Serraria de Granitos foi fundada em 1982, Teodoro Afonso de Resende Samambaia, conhecido na região por Sr. Samambaia, pioneiro no ramo de extração e beneficiamento de granito em Minas Gerais e por sua filha Norma Angélica Vieira Rezende Pereira.

A empresa, que já esteve no ramo da mineração, hoje tem sua atuação focada no beneficiamento do granito através da comercialização de chapas brutas e polidas. Através do sistema de vendas B2B, ou seja, realizando a venda para marmorarias e empresas do ramo da construção, tem sido reconhecida no mercado pela alta qualidade dos produtos e capacidade operacional de entrega.

Atualmente a administração da empresa está a cargo de Márcio Pereira, que ainda na época da mineração, se tornou um grande parceiro do Teodoro, que identificou naquele jovem esforçado, o seu homem de confiança.

ASPECTOS

O processo do beneficiamento de granito é marcado pelo consumo intenso de água, tanto nas etapas de corte quanto polimento, conforme pode ser visto a seguir.

Processo de corte

Processo de corte

Processo de polimento

Processo de polimento

O corte do granito é feito através dos teares Multifio, que são assim chamados pois fazem o corte das chapas através de um jogo de cabos diamantados que é passada no bloco de cima a abaixo até que seja gerada a chapa.

Para que o corte seja feito, além do fio adiamantado é necessária uma razoável quantidade de água, garantindo assim que a eficiência do corte seja alta e o desgaste do fio seja o menor possível.

Entretanto, esse processo gera como resíduo a lama, composta exclusivamente pelo pó de pedra e água, decorrente do próprio bloco de granito que está sendo processado.

Dessa maneira os aspectos principais identificados nesse processo produtivo, estão associados ao consumo de água e geração de lama abrasiva como resíduo. 

SOLUÇÃO

 Buscando solucionar os aspectos citados, a empresa resolveu agir a partir de duas linhas de ação.

 1) Consumo de água

O consumo de água na planta industrial passou a ser monitorado e acompanhado periodicamente, buscando identificar pontos de desperdício.

 A partir de uma análise do processo produtivo como um todo, e buscando as melhores práticas e alternativas no mercado, a Samambaia, implantou um sistema de reaproveitamento de água na planta, a partir de duas estruturas fundamentais. A instalação de um filtro prensa para processar a lama abrasiva e a implantação de uma estação de tratamento de efluentes.

Filtro Prensa

O filtro prensa é um sistema que retira através da prensagem do resíduo, cerca de 80% da água em sua composição, reduzindo o volume de lama abrasiva consideravelmente.

Filtro prensa

Filtro prensa

Resíduo após a prensagem

Resíduo após a prensagem

 

Estação de Tratamento de Efluentes

A estação de tratamento de efluentes da Samambaia consegue tratar o efluente gerado pelo processo produtivo e reutilizá-lo na planta industrial através da sua recirculação. Assim, a empresa conseguiu praticamente reduzir a zero a necessidade de utilização do poço tubular outorgado pelo IGAM.

ETE - vista de cima

ETE – vista de frente

ETE - vista de frente

ETE – vista de cima

RESULTADOS

Após a implantação dos dois sistemas, a Samambaia Serraria de Granitos conseguiu reduzir a magnitude de dois aspectos fundamentais relacionados a empresa, aumentando a eficiência operacional e maximizando os resultados.

Destaca-se que apesar de não serem apresentados os dados financeiros obtidos na operação, é possível garantir que a empresa não só obteve maior lucratividade, como reduziu sua dependência de fatores de risco ao negócio.

Tal situação se mostra ainda mais importante nos dias de hoje, tendo a vista a crise de abastecimento de água. Ressalta-se ainda, que a redução no volume de resíduos é também fator importante de competitividade, visto que a empresa reduz em mais de 50% o seu custo com destinação de resíduos.

COMENTÁRIOS

A Samambaia Serraria de Granitos é com certeza um caso de sucesso, que ilustra como pequenos e médios empreendedores são capazes de atingir um nível elevado de eficiência operacional, através da implantação de práticas de produção mais limpa e sustentabilidade.

Ressalta-se ainda que, a empresa está estudando formas de reutilização da lama abrasiva, buscando assim fechar ainda mais o ciclo de produção, aproximando-se do que hoje conhecemos como encomia circular.


Voltar