Estudo de Mercado

O estudo de mercado é uma ferramenta fundamental para o planejamento de qualquer tipo de negócio, é preciso saber quantas empresas existem, quem são, quais são as suas principais áreas de atuação e etc. Tais informações formam o que chamamos de dados setoriais, ou seja, os números que representam o setor de atuação.

Apesar de ser um setor que movimenta grandes cifras, por exemplo, segundo dados do International Centre for Trade and Sustainable Development ICTSD, o mercado ambiental mundial movimentou cerca de 772 bilhões de dólares em 2009, sendo concentrado em países desenvolvidos, liderados por EUA com 37% do mercado, seguido pela Europa Ocidental e Japão, com 27% e 12% respectivamente. A América Latina corresponde a 4% do mercado, valor similar ao da China, sendo o Brasil o maior expoente dos latino americanos, com cerca de 47%, perfazendo um valor 15,9 bilhões de dólares.

Estamos sempre buscando aperfeiçoar as nossas práticas de gestão, e quando resolvemos estudar e diagnosticar a fundo o mercado de consultoria ambiental, nos deparamos com uma situação impressionante. Não existem dados setoriais, não existem pesquisas e muito menos um panorama acerca do setor de consultoria ambiental.

Acreditamos que isso ocorre, devido ao fato de não existir nenhuma associação ou algo do gênero que consiga representar todo o setor, existem apenas agremiações para áreas muito específicas. Tal fato também resulta em uma grande lacuna de representatividade, deixando as empresas de consultoria sem uma representação expressiva.

No entanto, em nossa busca por dados setoriais, resolvemos elaborar uma pesquisa de estudo de mercado, disponível nesse link, e que enviamos para diversas empresas. A pesquisa é aberta e qualquer respondente tem acesso aos dados, assim garantimos não só a transparência mas a confiabilidade das informações.

Para aguçar ainda mais a curiosidade seguem alguns dados parciais já obtidos.

2

1


Voltar