Cadastro Técnico Federal – Uma análise de dados

O cadastro técnico federal é um instrumento utilizado pelo governo federal, para conseguir controlar e obter informações junto às empresas que exercem as chamadas atividades potencialmente poluidoras. Já falamos aqui no blog sobre o cadastro em si, conforme pode ser visto aqui.

Porém, existe uma ferramenta disponibilizada ao público que fornece alguns dados resultantes do cadastro técnico federal, e que quase ninguém conhece!

Porte das empresas em 2015

Segundo o Ibama, no ano de 2015, 42% das atividades cadastradas no CTF são micro-empresas e 29% empresas de pequeno porte. As duas somadas perfazem 71% das empresas brasileiras, confirmando a informação propagada pelo Sebrae de que as micro e pequenas empresas são predominantes no cenário nacional.

Porte das empresas_CTF

Tipologia dos cadastrados

Segundo o Ibama, em 2015 existiam 246.462 cadastros de pessoa jurídica, sendo a grande maioria composta por empresas privadas, seguida pelas organizações sem fins lucrativos e por último as entidades públicas.

Caracteristica dos cadastrados

Regularidade perante ao IBAMA

O sistema também apresenta dados referentes a regularidade dos cadastros existindo, em 2015, cerca de 154.949 cadastros registrados como irregulares, perfazendo 63% do total de cadastros do sistema.

Regularidade CTF

Ressalta-se que o alto número de irregularidades pode estar associado à cadastros preenchidos inadequadamente, referente a empresas desativas e que não realizaram o seu descadastramento, ou até mesmo cadastros errados que não foram apagados do sistema. Entretanto, mesmo assim é uma quantia elevada, ainda mais se considerarmos que existem empresas que sequer se cadastraram junto ao Ibama.

O licenciamento ambiental ainda tem muito a evoluir no Brasil, adotando práticas mais modernas de protocolo, análise e até mesmo tramitação de processos e aprovação de licenças.

Apesar de já termos trilhado uma longa jornada desde a publicação da lei 6938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, ainda não existe um sistema central de coleta e análise de dados, o que exige do empreendedor a apresentação das mesmas informações diversas vezes (órgão municipal, estadual e federal).

Os dados apresentados acima estão todos disponíveis no site do Ibama, clique aqui para conhecer o sistema.


Voltar