Como evitar dificuldades na renovação de licenças ambientais.

A renovação da licença ambiental é um processo mais simples do que a obtenção em si, porém, é preciso que o empreendedor fique atento em alguns pontos para evitar dores de cabeça e, em casos extremos, um novo processo de licenciamento ambiental.

Qual a diferença entre renovação e o licenciamento ambiental?

 O processo de renovação é caracterizado pela avaliação do desempenho ambiental da empresa que já possui licença ambiental, ou seja, é comum que o órgão ambiental solicite um relatório, ou até mesmo o preenchimento de um formulário com uma série de indicadores de avaliação.

Esses indicadores são compostos pelos monitoramentos realizados pela empresa (ruídos, efluentes, resíduos e etc), bem como pelo atendimento das condicionantes de licença e eventuais melhorias e modificações no processo industrial.

 Já o processo de licenciamento ambiental é marcado principalmente pelo planejamento da operação do empreendimento. Em teoria, o processo deveria ser feito antes da entrada em operação do empreendimento, em três fases distintas, licença prévia, licença de implantação e licença de operação.

 Sendo assim, os empreendimentos que já passaram pelo processo de licenciamento ambiental devem apenas apresentar a comprovação do seu desempenho ambiental para conseguir renovar a sua licença.

E se eu não cumprir com as condicionantes? Ou esquecer de fazer os monitoramentos?

Bom aí varia de estado para estado, e de órgão ambiental para órgão ambiental. É de praxe que os empreendimentos que não conseguirem atestar o seu desempenho ambiental, ou que não cumprirem as condicionantes e exigências da licença ambiental, deverão passar novamente por todo o processo de licenciamento ambiental.

Por isso é fundamental estruturar um processo de gestão ambiental, com planejamento e arquivamento de evidências dos controles realizados!

Como fazer a gestão ambiental? O que devo fazer para conseguir a renovação da licença ambiental?

Existem várias formas de estruturar um processo de gestão ambiental. Nós recomendamos os 5 passos para uma gestão ambiental eficiente, que podem ser vistos em detalhe aqui.

Para evitar que o seu processo de renovação seja invalidado é fundamental que você se atente para os seguintes itens:

1) Condicionantes de licença ambiental

Organize as suas condicionantes de licença ambiental, de forma que você consiga cumpri-las e atestar o seu cumprimento para o órgão ambiental.

2) Monitoramentos ambientais

É fundamental manter todos os seus controles atualizados, e com os protocolos de entrega devidamente armazenados. Analise os seus dados com a criação de pelo menos uma série histórica, para que você possa acompanhar a variação das suas emissões e propor ações de correção em tempo hábil!

3) Histórico de comunicação com órgão ambiental

Toda a comunicação realizada com o órgão ambiental deve ser registrada e armazenada. Mantenha seus registros em ordem para que você possa encontrá-los facilmente e apresentá-los sempre que necessário.

4) Melhorias de processo.

É muito comum os empreendedores negligenciarem essa parte do processo, esquecendo de apresentar e mostrar ao órgão ambiental as suas melhorias. Sempre registre e informe quando implantar um novo filtro, modificar um processo ou fizer qualquer tipo de melhoria que possa alterar a relação do empreendimento com o meio ambiente.

É fundamental mostrar que seu processo não está só cumprindo com as exigências, mas também gerando a famosa melhoria contínua.

 Se você seguir essas dicas e manter a sua gestão ambiental funcionando, a renovação da licença será um processo simples e tranquilo! Mas lembre-se, a renovação não é o fim do processo, a gestão ambiental da organização deve continuar funcionando e melhorando, sempre!

 Para conseguir fazer a sua gestão ambiental de forma eficiente, integrada e simples, utilize o SOL, o nosso sistema online de gestão ambiental e acabe de vez com as suas dores de cabeça!


Voltar